Team-Building: 2 Verdades e 1 Mentira

Informações da Dinâmica

Objetivo: Criar mecanismos de conexão entre os indivíduos de um time recém-formado, permitindo uma aproximação entre estes membros.

Quando usar: Esse jogo é ideal para novos times (equipes em formação) ou em situações em que há mudanças significativas nos membros de uma equipe e há pouca interação entre os indivíduos.

Número de Participantes: Normalmente é efetivo com um pequeno grupo de pessoas (4 a 8 participantes), mas pode ser utilizado com apenas duas pessoas ou com um grupo gigante de pessoas também. Neste último caso, o ideal é realizar a divisão em grupos menores.

Tempo: Leva uma média de 30 a 40 minutos (dependendo do tamanho do grupo).

Materiais Necessários:

  • Modelo Presencial:
    • Quadro/parede organizado para que cada participante escreva e cole seus 3 fatos
    • Post-its coloridos
    • Bolinhas adesivas para a votação
    • Canetinhas/canetas para cada participante
  • Modelo Remoto:
    • Quadro virtual para os participantes registrarem seus 3 fatos (você pode usar o Miro, Mural, etc.).
    • Ferramenta de vídeo-conferência (Meet, Teams, Zoom, etc.)

Preparação

  • Modelo Presencial:
    • Delimite/desenhe um quadro na parede com espaços delimitados para que cada participante possa colar seus 3 post-its.
    • Separe os materiais por participante:
      • 3 post-its (tamanho médio ou grande)
      • Canetinhas/canetas (pelo menos uma para cada)
      • Bolinhas adesivas (cada participante deve ter a quantidade de bolinhas de cada
    • Pincel atômico / canetinha para cada participante
  • Modelo Remoto:
    • Monte um quadro virtual com raias e o nome de cada participante utilizando sua ferramenta preferida. Recomendamos que nessa dinâmica você utilize o EasyRetro. Confira abaixo na seção “Dicas de Facilitação” os motivos e dicas específicas para essa ferramenta.
    • Compartilhe o acesso previamente com os participantes e se possível faça um teste de acesso antes.
    • Envie ou reforce o convite com o link para a sala de vídeo-conferência onde os membros do time irão apresentar e comentar sobre os fatos dos colegas.

Rodando a Dinâmica

Nos 5 primeiros minutos, você irá dar as boas-vindas e explicar a dinâmica para os participantes. Reforce que o objetivo é conhecer alguns fatos que poucos sabem sobre nós mesmos, que deve gerar empatia e gatilhos para conversas futuras entre os membros do time.

Nessa apresentação, se quiser deixar mais claro a forma da dinâmica, vale já registrar seus 3 fatos (duas verdades e uma mentira) e apresentá-los aos participantes, sem revelar ou dar qualquer dica sobre qual dos fatos não passa de uma pura invenção de sua cabeça.

Posteriormente, você dará 7 minutos para que cada um registre nos post-its duas verdades e uma mentira sobre si (cada um em um post-it diferente). Para registrar as verdades, é bem legal aquelas que se pareçam uma mentira, portanto, peça para resgatarem na memória fatos inusitados, situações/hobbies pouco usuais ou características pessoais pouco conhecidas pelos outros. E peça também para que incluam em outro post-it uma mentira sobre si (vale exagerar algo que viveu, utilizar a criatividade para inventar uma narrativa fantasiosa ou incluir algo inusitado que outra pessoa tenha vivido).

Após a conclusão dessa atividade ou término do time-box definido, você dará 3 minutos para que os participantes leiam as verdades e mentiras que cada um escreveu e tentem adivinhar para cada participante qual dos fatos é a mentira de fato. Para registrar estes votos, você pode utilizar bolinhas adesivas coladas em cada post-it (no modelo presencial), algo similar nas ferramentas de mural virtuais ou até mesmo os mecanismos de votação destas próprias ferramentas.

Com todos os votos computados, cada um passa a fazer sua própria apresentação (levando cerca de 3 a 5 minutos cada), revelando qual dos fatos é a mentira. Esse é o momento mais divertido da brincadeira, e onde realmente veremos que é um ótimo jogo para aumentar a conexão entre os membros do time.

Dicas de Facilitação

Dê alguns exemplos de fatos para poderem inspirar os participantes a pensarem em seus fatos. Por exemplo:

  • Já trabalhei como duende do Papai Noel em um shopping
  • Meu calçado tem tamanho 46
  • Já trabalhei como tratorista
  • Não tenho carteira de habilitação
  • etc…

Uma outra dica interessante que pode ser utilizada tanto no modelo presencial quanto no remoto é compartilhar alguns vídeos de contagem regressiva (count-down) do Youtube. Isso o ajudará a ter um melhor controle do time-box em cada etapa da dinâmica.

Se for realizar esta dinâmica em um modelo remoto, uma boa ferramenta para ajudar na construção do quadro é utilizar o EasyRetro. Por ser mais simples, é mais adequado nas situações em que os membros do time não estão habituados a utilizar ferramentas como Miro e Mural (além de ser mais fácil de compartilhar o acesso). Para isso, vale seguir as seguintes dicas de configuração do quadro.

1. Inverter a visualização das raias de colunas (vertical) para horizontal.

2. Habilitar a feature para ocultar os cards enquanto estão sendo escritos pelo time para que não influenciem ninguém.

3. Habilitar os votos depois de revelar os cards para todo mundo e pedir para que cada um votem no que achava que era a mentira.


Esta dinâmica se encaixa na categoria de jogos de Team-Building. Para saber mais sobre esse jogos, leia o quadro abaixo.

O que são Jogos de Team-Building?

São dinâmicas e jogos corporativos (ou não) utilizados para ampliar as conexões e relações existentes entre os indivíduos pertencentes a um grupo. Têm o propósito de potencializar as conexões entre os membros, permitindo assim a melhora da performance e atingimento dos resultados esperados pelo time como um todo.

Conheça mais jogos de Team-Building recomendados pela 4Agile, clicando aqui.

Deixe um comentário